Unidade na Igreja

Unidade na Igreja

Os crentes no Senhor Jesus devem estar unidos entre si, atentando para o ensinamento bíblico segundo o qual “há um só Corpo e um só Espírito” (Ef 4:4). Em sua oração sacerdotal, o Senhor Jesus intercedeu junto ao Pai para que Seus discípulos fossem como Ele e o Pai são um (João 17:11). Em João 10, versículo 16, o Senhor Jesus mostra como chegaria um tempo em que haveria apenas um rebanho e um pastor.

Por muito tempo as igrejas evangélicas e pentecostais se contentaram com uma teologia “otimista” – embora desmentida pela realidade – que afirmava que essa unidade da Igreja não era visível, mas era uma realidade diante de Deus, e seria suficiente para cumprir o desejo que o Senhor tinha para a unidade. Entretanto, a Palavra de Deus nos ensina que a unidade no Espírito é algo que também depende dos esforços dos crentes: “…procurando guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz” (Ef. 4:3).

A esse respeito, verifica-se que o Conselho Mundial de Igrejas, órgão criado em 1948 por líderes cristãos com o objetivo de promover a unidade entre as diversas denominações cristãs, apesar de buscar teoricamente atender a esse objetivo bíblico, não alcançou esse propósito devido a dois motivos principais:

1. Falta de compreensão de que a verdadeira unidade só é possível se os crentes crerem e praticarem a Palavra de Deus, não incluindo aqueles que a negam em sua prática. Por exemplo, igrejas que praticam a idolatria, que é condenada nas Escrituras, ou que colocam uma tradição no lugar da Palavra de Deus.

2. Falta de compreensão de que a forma da unidade que o Senhor Deus deseja é espiritual, como o Senhor Jesus afirmou claramente na oração que fez ao Pai no capítulo 17 do livro de João. O objetivo de Deus não é uma unidade eclesiástica, institucional ou oficial.

Nos últimos anos, porém, o Espírito Santo tem despertado os verdadeiros crentes, principalmente no meio daqueles que crêem no batismo no Espírito Santo e que compreendem o valor das Sagradas Escrituras, para a necessidade de buscar a unidade que o O Espírito Santo está trabalhando no momento atual que antecede o arrebatamento da Igreja.

Atualmente, em todo o mundo existem igrejas e pastores que foram despertados pelo Senhor para buscar a verdadeira unidade, promovida pelo Espírito Santo. Não podemos definir com certeza como o Espírito Santo construirá essa unidade. Devemos, no entanto, estar abertos para que o Senhor nos revele Sua vontade a respeito dessa questão, obedecendo ao que o Espírito já nos revelou.

Já sabemos, por exemplo, que devemos buscar estar mais próximos de todas as Igrejas cristãs e pastores que acreditam apenas na Bíblia como única regra de fé e prática e que estão sendo movidos pelo Espírito Santo quanto à importância da unidade. Assim, podemos conhecer esses outros irmãos na fé, suas experiências e necessidades, podendo, então, rezar uns pelos outros.

Enquanto oramos uns pelos outros, o Espírito Santo vai derramando o amor de Deus por esses irmãos em nossos corações e começamos a não superestimar as pequenas diferenças existentes entre nós em questões de práticas (costumes, cerimônias, maneiras de elogios, etc.).

À medida que as Igrejas ouvem a voz do Senhor Jesus, a comunhão surgirá como consequência (João 10:16) e na prática (não apenas na teoria) elas se submetem à Regra do Senhor. Caberá somente ao Senhor, quando e se Ele quiser, começar a nos ensinar sobre essas diferenças. Devemos confiar em Sua operação milagrosa nesta área tão delicada que é a Unidade da Igreja. Caso contrário, nunca iremos prosperar no caminho da Unidade.

Nesta fase inicial é, naturalmente, mais fácil promover a comunhão entre as igrejas pentecostais e carismáticas (moderadas), pois estas congregações acreditam que o Senhor Deus ainda fala à Sua Igreja através dos dons espirituais e estão, pelo menos em teoria, abertas a os conselhos do Senhor e o governo do Senhor Jesus sobre Sua igreja.