O Poder do Sangue de Jesus

O Poder do Sangue de Jesus

A Igreja precisa aprender a usar o grande recurso que o Senhor lhe concedeu para gozar de total proteção, vida espiritual e comunhão com Deus: o sangue de Jesus. O sangue de Jesus não pode continuar sendo apenas doutrina e objeto de fé. A Igreja precisa aprender a viver esta doutrina e se beneficiar de todo o poder que há no sangue do Cordeiro, recebendo assim todas as bênçãos que o Senhor concedeu ao Seu povo através do poder deste sangue.

É bom lembrar que a Bíblia nos ensina que para receber é preciso pedir: “pedi e dar-se-vos-á” (Lucas 11:9, 10). As bênçãos que o Senhor quer conceder à Sua Igreja devem ser pedidas em oração para que o Senhor as conceda. Ao pedirmos, e exercitamos a fé pela qual tomamos posse das promessas do Senhor contidas nas Escrituras (Hb 11:1, 6). Da mesma forma que o Senhor Jesus nos ensinou a pedir o Espírito Santo (Lucas 11:13), devemos pedir as bênçãos que Jesus conquistou para Sua Igreja quando morreu por sua redenção, ou seja, quando derramou Seu precioso sangue no calvário.

Em geral, a Igreja sabe apenas que o Senhor Jesus derramou Seu sangue por sua “salvação” ou “redenção”. No entanto, é importante destacar que a “salvação” abrange não apenas o novo nascimento, mas uma vida de santificação. As Escrituras exortam os crentes a operar sua salvação com “temor e tremor”. A Palavra de Deus também nos mostra que o sangue de Jesus foi derramado para que a Igreja desfrutasse das seguintes bênçãos – que estão incluídas na salvação:

  1. Purificação dos pecados (I João 1:7). Da mesma forma que devemos confessar nossos pecados para sermos perdoados, devemos crer que o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado. Portanto, o obstáculo à nossa comunhão com o Senhor é removido.

  2. Comunhão com o Senhor (Hb 10:19-22). A Palavra revela que os crentes devem entrar com ousadia no Santo dos Santos – ou seja, na presença do Senhor – pelo sangue do Cordeiro. Portanto, os servos do Senhor devem implorar ao Senhor para que Ele remova os obstáculos à comunhão de tal forma que não apenas o espírito, mas também a alma (mente, emoções) estejam em completa comunhão com o Senhor.

  3. Vitória sobre o Inimigo (Ap 12:11). A Igreja vencerá o Inimigo “pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do Seu testemunho”. A Igreja deve exercer a fé nesta promessa nos momentos de lutas e o Senhor manifestará o poder do sangue de Jesus na vida de Seus servos, concedendo a vitória que eles necessitam.

  4. Proteção contra o inimigo (Ex. 12:23). A vitória inclui essa proteção, à semelhança do que o povo de Israel teve no Egito. O Destruidor não podia entrar nas casas dos israelitas e destruir os primogênitos, pois quando viu o sangue foi forçado a “passar por cima” dessas casas. Por isso, quando suplicamos em oração que o Senhor nos cubra com o sangue de Jesus, estamos protegidos contra os ataques do Inimigo em qualquer situação, mesmo no início de cada culto ou reunião. Assim não há manifestação de falsos dons em nosso meio.

  5. Libertação de costumes, vícios, comportamento impróprio (I Pedro 1:18-19). A Palavra afirma que somos redimidos de nossa conduta sem objetivo recebida por tradição de seus pais, com o sangue do Senhor Jesus. Assim, quando algum crente revelar que ainda está ligado a algum comportamento que não glorifique ao Senhor, podemos orar com base em nossa fé nesta Escritura que nos garante a vitória nesta luta pelo sangue de Jesus.

O sangue de Jesus está intimamente ligado à operação do Espírito Santo. A razão é simples: o Espírito Santo só pode operar com base na Obra consumada pelo Senhor Jesus na cruz do Calvário quando derramou Seu precioso sangue; em outras palavras, quando Ele deu Sua vida por nossos pecados. O Senhor disse que se não bebêssemos Seu sangue não teríamos vida espiritual. Mais abaixo Ele explicou que as palavras que disse eram espírito e vida. Aprendemos a lição: quando o Espírito Santo opera em nossas vidas Ele transmite a vida que está no sangue de Jesus, a vida eterna que o Senhor Jesus conquistou por nós ao derramar Seu sangue para nossa salvação.

Assim como o sangue de Jesus circulou no corpo físico do Senhor Jesus dando vida a cada célula, o Espírito Santo opera na Igreja em nossos dias, visitando cada membro do Corpo, transmitindo a vida eterna a cada um de nós, aplicando a Palavra de Deus aos nossos corações. Quando oramos para que o Senhor nos conceda uma certa bênção (entre as mencionadas acima) baseada no poder que há no sangue de Jesus, o Senhor envia o Espírito Santo, que opera a bênção que precisamos com base no sangue que foi derramado, com base na Obra que o Senhor Jesus concluiu na cruz do Calvário.

O sangue de Jesus foi derramado uma vez na cruz do Calvário, mas é aspergido continuamente sobre os servos de Deus, que são “eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo” (I Pedro 1:2). Aleluia!